quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Primeira audição pública do Coral e Orquestra Infantojuvenil Um Show de Boa Vontade!



Cerca de 180 pessoas prestigiaram a primeira apresentação pública do projeto Coral e Orquestra Infantojuvenil Um Show de Boa Vontade, ocorrida no último dia 26 de outubro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo/SP. Desenvolvido para atender centenas de meninas e meninos, com idades entre 9 e 15 anos, a iniciativa tem incentivo fiscal do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e o patrocínio da empresa Cacau Show.

O espetáculo foi realizado pela Associação Educacional Boa Vontade (AEBV) que recebeu o apoio da organização social de cultura Poiesis, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura — Governo do Estado de São Paulo e da Legião da Boa Vontade (LBV).

Sob a responsabilidade técnica do professor, compositor, folclorista e maestro Eduardo Escalante e regência do professor Nilton Duarte, o repertório do Coral e Orquestra Infantojuvenil Um Show de Boa Vontade somou composições do universo infantil, a exemplo de “O Cravo e a Rosa”, “Peixe Vivo”; do gênero clássico, como “Ode à Alegria” (trecho do quarto movimento da 9a Sinfonia, de Beethoven); populares, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos; e que remetem à Paz. Os jovens cantores e músicos emocionaram a plateia que não cansou de aplaudi-los.  

No projeto, as crianças e adolescentes participam de aulas de Teoria e Percepção Musical, técnicas vocais e de instrumentos musicais: violoncelo, clarinete, contrabaixo, trompa, trompete, violino, viola e flauta transversal. Eles aprendem, assim, desde iniciação ao canto e conhecimentos teóricos até a prática instrumental. Os alunos que integram o projeto estudam no Instituto de Educação José de Paiva Netto e residem em comunidades do entorno onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos bairros Bom Retiro, Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha, Santa Cecília, Campos Elísios, Brasilândia e Freguesia do Ó. Além do aprendizado da música e da possibilidade de descoberta de novos talentos, a iniciativa contribui para o desenvolvimento cognitivo e a melhoria do comportamento e da concentração. Ao mesmo tempo, a ação ajuda a elevar a perspectiva social e cultural da garotada.

O objetivo da Associação Educacional Boa Vontade é estender as atividades do projeto para mais crianças e adolescentes e, para isso, ela conta com o apoio de patrocinadores. Os interessados em patrocinar a iniciativa devem enviar um e-mail para projetosespeciais@lbv.org.br ou ligar para o tel.: (11) 3361-6078.




Nenhum comentário:

Postar um comentário