sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Há 23 anos a Legião da Boa Vontade - LBV abriu as portas do Templo da Boa Vontade - TBV, monumento erguido a Paz, a Fraternidade e o respeito ao próximo.


Templo da Boa Vontade: a Nave e o cristal da Pirâmide de Sete Faces
O monumento é uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, completa 23 anos de existência



Monumento em forma de pirâmide, branco, de sete faces, situado na capital do Brasil. Com proporções arquitetônicas que chamam a atenção de quem passa pela Asa Sul de Brasília ou simplesmente o conhece por fotografias, o Templo da Boa Vontade (TBV) é recanto de Paz e de Espiritualidade Ecumênica. Foi inaugurado em 21 de outubro de 1989, pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto. É atualmente o local mais visitado da cidade, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Em um primeiro momento, o visitante nota o grande cristal instalado no topo da pirâmide. Pesando 21 kg, é considerado a maior pedra de cristal puro do mundo, encontrada pelo garimpeiro Chico Jorge, em Cristalina/GO. Segundo estudiosos, o mineral ajuda a purificar o ambiente, catalisando as elevadas energias em favor dos que entram no local.

Logo depois da entrada, chega-se à Nave do TBV, o principal ambiente de meditação do local. No piso, feito de granito, a Espiral convida o peregrino para uma autorreflexão. Uma faixa de cor escura segue no sentido anti-horário, representando a difícil jornada do ser humano na busca de um ponto de equilíbrio; e outra faixa de cor clara, no sentido horário, partindo do centro, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais alcançados pela pessoa com o próprio esforço. O espaço estimula o recolhimento e a prece, favorecendo o crescimento espiritual. O ponto central da pirâmide alinha-se com o cristal, no ápice.

A tradição de caminhar pela Espiral com os pés descalços surgiu com os primeiros visitantes do Templo da Paz. Esse gesto se tornou natural entre os peregrinos do Templo da Boa Vontade. O percurso termina em frente ao Trono e Altar de Deus, representação artística e, ao mesmo tempo, ecumênica e de Amor Fraterno. Os quatro elementos básicos da Natureza — fogo, ar, terra e água — estão ali retratados para simbolizar a obra do Criador (ou Pai Celestial). O trabalho, concebido pelo escultor italiano Roberto Moriconi (1932-1993), está posicionado no sentido leste–oeste, a fim de representar a união entre o misticismo do Oriente e o pragmatismo do Ocidente.

Depois do percurso pela Espiral, é comum muitos visitantes terem o desejo de relatar suas impressões e emoção. Recentemente, o jovem italiano Daniele Petillo, natural de Bérgamo, registrou o que sentiu. “É uma experiência muito legal e importante. Gostei muito de fazer o caminho. Significou uma caminhada para ir ao sentido de Deus, para pedir desculpas por algumas coisas e sorte para este ano que estou no Brasil. (...) Sinto-me em paz comigo... é uma sensação muito boa. É importante receber pessoas de mais países, como a gente, de mais religiões. Isso significa que é uma cultura muito aberta”, comentou.

Ainda na Nave do TBV, outra obra desperta a atenção do público: a estátua do Profeta Daniel, reprodução da obra do artista barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). A escultura, com dimensão de 220 cm, foi produzida por alunos da Fundação Artística Liboreto. Próximo, no mesmo espaço, o visitante tem à disposição a água fluidificada, ou seja, energizada pelo cristal.

Neste ano, o Templo da Boa Vontade, uma das Sete Maravilhas de Brasília, completa 23 anos. Milhares de peregrinos do Brasil e de várias partes do mundo são esperados para celebrar a data. Uma extensa programação especial de eventos foi preparada, com apresentações musicais e teatrais, exposições, encontros ecumênicos e a mensagem especial do fundador do TBV, Paiva Netto.

Outras informações podem ser obtidas pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.



Feliz aniversário, Everaldo!


Faz alguns anos que Deus te enviou a terra para iluminar a todos com a tua presença, e neste dia mais que especial de evidência a tua chegada ao mundo, palavras não bastam para te homenagear, você é uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, uma grande pessoa que admiramos e queremos muito bem.

Parabéns Hoje e Felicidade Sempre, Everaldo Mateus!