sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LBV apoia década do voluntariado



 Para comemorar a década do voluntariado, que se completa neste ano, o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) lançou, em âmbito nacional, a campanha O Planeta é voluntário. E você, o que tem feito pela vida?.A iniciativa conta com o apoio de centenas de organizações, entre elas a Legião da Boa Vontade (LBV) e tem o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de que podem fazer algo para melhorar o mundo.

A existência de uma sociedade justa e sustentável é desejo de todos. No entanto, para que isso ocorra de forma plena, faz-se necessário que a vivência da solidariedade se expanda. Desse modo, a atividade voluntária constitui importante instrumento de atuação no meio social, devendo ser considerada indispensável para a promoção da cidadania, o resgate de valores espirituais, éticos e ecumênicos e o desenvolvimento da sociedade.

Em seu artigo “A suprema vocação de servir”, o diretor-presidente da LBV, o jornalista e escritor José de Paiva Netto, enfatiza: “A muita gente pode parecer que o planeta irremediavelmente caminha para um beco sem saída. Corrobora com isso a massificação de notícias nem sempre agradáveis que a todo instante nos bombardeiam. É a realidade, mas se assimilarmos a suprema vocação de servir, termo que nos concede o status de criaturas úteis à comunidade, perceberemos novos e mais acertados horizontes. (...)”. Nesse contexto, merece ser destacado que, em 61 anos de trabalho em favor dos menos favorecidos, a LBV tem contado com a dedicação voluntária de pessoas de diversos setores. São profissionais liberais, empresários, donas de casa, artistas, atletas e outras personalidades que se juntam à Instituição nas causas abraçadas por ela.

Para que se tenha ideia da abrangência desse trabalho, vale ressaltar que, em 2010, a Legião da Boa Vontade prestou mais de oito milhões e meio de atendimentos e benefícios a pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade ou risco, proporcionando-lhes educação, cultura, alimentação e apoio nos campos da segurança, da saúde e do trabalho. As ações ocorrem em suas unidades educacionais e assistenciais, localizadas em dezenas de cidades brasileiras.

A Super Rede Boa Vontade de Comunicação — formada por TV,emissoras de rádio e internet — apresenta na programação diária histórias de voluntários da LBV. Outras informações sobre o trabalho socioeducativo da Instituição e/ou sobre o voluntariado da Entidade podem ser obtidas pelo tel. (81) 3413-8600 ou no site LBV . A Legião da Boa Vontade também está no Twitter (@LBVBrasil) e no Facebook (Clique).