quinta-feira, 7 de março de 2013

Hoje tem SEM RAZÃO no Timoneiro em Piedade


Sem Razão - Programa Tarde Legal 06.03.13


ONU promove a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher


Desde segunda-feira, 4/3, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), em Nova York, Estados Unidos. Os debates prosseguem até 15 de março, e a Legião da Boa Vontade (LBV) estará mais uma vez presente ao tradicional evento, levando sua contribuição. Neste ano, o tema central do encontro é “A eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas”.

Criada em 1946 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc/ONU), a CSW reúne anualmente representantes dos países membros para avaliar os progressos, identificar desafios, estabelecer metas globais e formular políticas concretas para a valorização da mulher. Em 2013, as principais medidas emergenciais, em nível global, a serem intensificadas são oferecer com urgência às vítimas de violência acesso aos serviços de apoio; ampliar a prevenção primária e, principalmente, combater a impunidade dos agressores; e garantir o acesso à justiça e a reparos efetivos. Outro assunto em pauta é a análise da divisão igualitária de responsabilidades entre mulheres e homens, incluindo o cuidado no contexto do HIV/aids, como tema de revisão.

Segundo a ONU, 7 em cada 10 mulheres no mundo já sofreram violência física e/ou sexual, pelo menos, uma vez na vida. Na avaliação das Nações Unidas, a raiz desse problema está na persistência da mentalidade de discriminação contra a mulher e na histórica desigualdade de gênero.


LBV nas Nações Unidas
A Legião da Boa Vontade participa ativamente de eventos organizados pela ONU sobre o tema do empoderamento da mulher desde 1995, quando apresentou suas recomendações na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, na China. Um ano antes, a Instituição se associara ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI). No Ecosoc, a Instituição possui status consultivo geral desde 1999.

Na reunião deste ano, a LBV apresentará a autoridades e delegações internacionais suas ações socioeducacionais que promovem a igualdade de gênero e o artigo “Combate à violência contra mulheres e meninas”, do diretor-presidente da Instituição José de Paiva Netto, publicado na revista BOA VONTADE Mulher, edição comemorativa do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Outras informações a respeito da participação da Legião da Boa Vontade na 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher e/ou do trabalho realizado pela Instituição podem ser obtidas pelo tel. (11) 3225-4500 ou no site www.lbv.org. A LBV também está no Twitter (@lbvbrasil) e no Facebook (lbvbrasil).